Lixo nas ruas preocupam moradores do conjunto Expansão Feira IX
Acúmulo de lixo no Conjunto Expansão Feira IX, em Feira de Santana.BA
F1Bahia 01/06/2020
Redação:Jackson Douglas,
Lixo nas ruas preocupam moradores do conjunto Feira IX, em Feira de Santana.
Bueiros entupidos, mau cheiro, insetos, pragas e roedores são os principais riscos e impactos que o lixo colocado nas ruas do Conjunto Feira IX e Expansão, pode trazer para a população. A opinião é da maioria dos lideres e comerciantes, moradores, trabalhadores, estudantes e frequentadores do local ouvidos pela Super Reportagem do canal ¨TV Feira Show¨.
Em uma pesquisa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia, (Sedur) revela que 43 cidade baianas apenas tem aterro sanitário,o destino mais adequado para as mais de treze mil toneladas de lixo produzido por dia.Dados de 2019.
Há, nove anos ,a lei federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabeleceu prazos para os municípios acabarem com os lixões a céu aberto, mas as cidades têm dificuldade para cumprir determinação.
Moradores do ¨Expansão Feira IX¨, preocupado com o crescimento do volume de lixo, no local estão denunciando a falta de um projeto para requalificação do espaço público no bairro Calumbi, onde fica, o Conjunto Expansão Feira IX em Feira de Santana,BA.
O jornalismo do TV Feira Show de acordo com a presidenta da associação do Feira IX, que buscou orientar é como a comunidade deve manter o local limpo.Ainda D,¨Michelly¨, as autoridades pública devem produzir projetos capaz de transformar setores que estão sendo destruindo em locais agradáveis para a sobrevivência humana.Com um levantamento aponta que mais de 50% dos entrevistados fazem a separação do lixo reciclável, no entanto, muitos não sabem o destino final do lixo nem os locais específicos em que deve ser descartado, o que faz com que o lixo reciclável se misture ao lixo comum.
Moradores do Feia IX , estão vivendo meio ao Lixo
De forma inadequada moradores do conjunto Feira IX, no bairro Calumbi, em Feira de Santana, estão vivendo ao meio do lixo, que são jogados nas ruas do Conjunto. Essa é a maior preocupação dos líderes entrevistado pelo canal, que não ver uma solução, á curto prazo.
O canal TV Feira Show, disponibilizou os números das secretarias no video com a ( Super Reportagem).
Informação,TV Feira Show,F1Bahia.
O desafio do, Lixo, nas as Cidades da Bahia.
Pelo menos 288 municípios baianos não possuíam, em 2017, qualquer plano de gestão integrada de resíduos sólidos. O levantamento é o último disponível no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (SINIR). Mesmo entre aqueles municípios que já possuem algum tipo de menção a gestão de resíduos sólidos, é difícil identificar alguma cidade que esteja completamente livre de um grave problema social: o lixo. E, ao invés de acelerarmos as discussões e a cobrança, temos insistido em jogar o lixo para debaixo do tapete – perdoem-me o trocadilho infame.
Tomemos como exemplo a vida útil do Aterro Sanitário Metropolitano, que atende Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho. Em operação desde o ano 2000, o aterro expira no próximo ano e não há um debate vivo sobre o que deve acontecer com a destinação do lixo nessas três cidades. São cerca de 50 mil toneladas de resíduos sólidos por mês que devem ficar sem um destino adequado, caso não tomemos a discussão como imprescindível. Enquanto muito se discute macro política, o bê-á-bá das pequenezas do dia a dia fica em segundo plano.
Sustentabilidade deve ser uma palavra de ordem para que haja extensão da vida por mais tempo no planeta, qualquer esforço é válido. Por isso, é extremamente relevante que forcemos as discussões o quanto antes, sob o risco de não haver um amanhã para debater. A começar pela cobrança de que as políticas públicas básicas sejam cumpridas. Afinal, já temos leis demais para figurar apenas como simbólicas.
0 Comentários