Saúde
Diretrizes da OMS recomenda que sejam realizadas o dobro de consultas de pré-natal
Foi o que fez D. Ray de Feira de Santana-BA,Com seu bebê Matheus moradora do Expansão feira IX, está contente e muito satisfeita por ter feita tudo como manda os meios clínicos.
Um sorriso no rosto e só felicidade com o esposo Jackson fane o amigo legal.
Seu, Carlos e amigos lhe,dando os parabéns, por mas uma vida na terra.
09 de Nov // | Saúde
As diretrizes sobre o atendimento pré-natal foram revisadas nesta segunda-feira (7) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A instituição recomendou que sejam realizadas oito consultas durante a gravidez, não mais quatro. De acordo com a OMS, a realização de oito consultas leva à redução de oito mortes a cada mil nascimentos.
Já,uma amiga de Ray, falou que cuidado é tudo na vida, é disse, que o Hospital Geral de Feira de Santana-BA , esta fazendo tudo certinho e as mamães podem ficar tranquilas.
"Contatos com maior frequência e com maior qualidade entre todas as mulheres e os seus profissionais de saúde durante a gravidez facilitarão a adoção de medidas preventivas, identificação dos riscos a tempo e redução das complicações", afirmou Anthony Costello, chefe do setor de saúde materna da OMS, em comunicado.
As novas diretrizes ainda incluem 49 recomendações sobre dieta, atividade física, tabaco, malária, exames de sangue, vacinas contra o tétano e o uso de ultrassom, além de conselhos sobre problemas como náuseas, dores nas costas e constipação. Em 2015, cerca de 303 mil mulheres morreram no mundo por causas ligadas à gravidez, 2,6 milhões de bebês nasceram mortos e 2,7 milhões morreram nos primeiros 28 dias de vida. Apenas 64% das mulheres passaram por quatro ou mais consultas de pré-natal.
Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA)Aula de Violão
Antiga Escola Normal Rural em Feira de Santana, em imagem registrada em 1957. Atualmente, funciona o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
O Centro Universitário de Cultura e Arte promove o desenvolvimento de novos talentos nas várias linguagens artísticas (música, dança, teatro e artes visuais) por meio do oferecimento de oficinas independentes (caráter extensionista) com duração de 3 a 4 meses, que ensinam tais linguagens, em diferentes níveis. São ofertadas vagas nas oficinas duas vezes por ano e as inscrições ocorrem geralmente no início de cada semestre.
As oficinas e seus horários podem variar de um semestre para o outro. Não há mensalidades, paga-se apenas uma taxa de inscrição. Os materiais para as oficinas são de responsabilidade dos alunos.
Todos os anos no (CUCA), temos Oficinas de Música e arte é este ano estará, acontecendo o encerramento das oficinas de musicas com apresentação dos alunos do Centro de Cultura e Arte (Cuca)
Já, foi realizado nesta quinta-feira 08/11/2012 as 19:00 hs, os alunos foram apresentados pela interprete do hino Nacional a Feira, Celiah Zaiin, mas fiquem ligado até 2017 no inicio do ano acontecerá, m,as uma inscrição deste evento musical.
Emanuel de Salvador
Jackson Fane o amigo legal
Quais as oficinas ofertadas atualmente?
Área de Teatro 2016.2
Área de Artes Visuais 2016.2
Área de Dança e Atividades Corporais 2016.2
Área de Música 2016.2
Celiah Zaiin
Projeto de musica no CUCA.
Oficinas do CUCA- Escola Normal-CUCA.
Como funciona o cadastro, a inscrição e a matrícula nas oficinas do CUCA? Siga os passos abaixo:
1º Passo – Consulte as Normas para Acesso às Oficinas do CUCA
2º Passo – Consulte as listas abaixo e ANOTE o horário das oficinas desejadas, conforme a área artística.
3º Passo – Faça seu cadastro no programa de acesso às oficinas (CASYS)
Atenção: Anote seu login e senha, pois o sistema não envia e-mail com esses dados.
4º Passo – Agora que fez seu cadastro, clique AQUI para realizar a sua inscrição no programa Casys
Você pode se inscrever em até 2 (duas) oficinas por área artística.
5º Passo – Acompanhe o resultado do sorteio em 1ª e 2ª chamada.
_____________________________________________________________________________
Taxa de Matrícula no semestre 2016.2
Oficinas do CUCA – R$ 120,00
Curso Livre de Música (antigo Curso Básico) – R$ 140,00
Não há mensalidades, paga-se apenas uma taxa de matrícula.
Regras para isenção da taxa de matrícula
_____________________________________________________________________________
CLIQUE AQUI para saber mais sobre as oficinas e o sistema de matrícula.
Bahia pirataria no asfalto.
09 de Nov // | Bahia
Um caminhão que transportava 3,5 mil caixas de cachaça e vodka foi apreendido em um posto fiscal da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, depois que fiscar da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) constataram que as bebidas eram destinadas a uma empresa do Ceará que está extinta desde agosto.
A apreensão ocorreu no último sásbado (5), mas só foi divulgada nesta última terça-feira (8). Em nota, a Sefaz-BA informou que, além de lavrarem o auto por sonegação fiscal, os agentes do fisco encaminharam o caso à Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que abriu inquérito para apuração de crimes previstos no Código Penal.
Através da assessoria da Sefaz, o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho informou que além de instaurar o inquérito, encaminhará para perícia técnica a carga de duas mil caixas de vodka e 1,5 mil de cachaça. A apreensão da carga ocorreu durante a operação Carga Pesada, que acontece desde agosto no posto fiscal de Vitória da Conquista.
09 de Nov // | Mundo
Mesmo com Hillary Clinton apontada como favorita em praticamente todas as pesquisas de intenção de voto e nas projeções feitas por institutos e pela imprensa, Donald Trump foi eleito o 45º presidente dos Estados Unidos. Em seu discurso de vitória, prometeu reunir a nação e reconstruir a infraestrutura do país, dobrando o crescimento econômico.
"Serei presidente para todos os americanos", disse. "Trabalhando juntos, vamos começar a tarefa urgente de reunir nossa nação. É isso que quero fazer agora por nosso país." Trump conquistou vitórias surpreendentes sobre Hillary em estados-chave para a definição, abrindo o caminho para a Casa Branca e abalando os mercados globais que contavam com uma vitória da democrata.
A maré começou a virar a favor de Trump após as vitórias na Flórida, Carolina do Norte, Ohio e Iowa. Ele ainda se tornou o primeiro candidato de seu partido a ganhar na Pensilvânia desde que George H. W. Bush o fez em 1988.Quando entrou o número de delegados do estado de Wisconsin na conta da agência Associated Press, Trump alcançou 276 delegados, ultrapassando o limite de 270 necessários para ser o vencedor no Colégio Eleitoral.
Educação
09 de Nov // | Educação
O gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima quarta-feira (9), segundo divulgou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Enem 2016 foi aplicado neste sábado (5) e domingo (6) em todo o país – exceto aos estudantes que fariam a prova nas escolas que estão ocupadas em protesto contra a reforma do ensino médio.
Após a divulgação do gabarito, os candidatos devem esperar a divulgação das notas, que será feita em 19 de janeiro. Nos dias 3 e 4 de dezembro farão o exame os cerca de 271 mil candidatos que não puderam prestar a prova neste final de semana porque seus locais de prova seriam escolas que estão ocupadas.
O Enem deixou de ser aplicado em 405 locais por conta de ocupações em protesto à proposta de reforma do ensino médio e à emenda à Constituição (PEC) que institui um teto de gastos para a União. Dois outros locais de prova também tiveram problemas por conta de uma mensagem enviada por engano pelo MEC adiando o exame para dezembro.
Salvador
08 de Nov // Correio da Bahia | Salvador
Sob forte comoção, cerca de 80 pessoas, entre familiares e amigos de Maria Amélia Santos, 63 anos, estuprada e morta dentro de sua creche, no bairro do Arenoso, protestaram e pediram a prisão de Eric Carvalho da Conceição, 24, durante o sepultamento da técnica de enfermagem aposentada. O enterro aconteceu na manhã desta terça-feira (8), no Cemitério Municipal de Periperi, no Subúrbio.
Eric é apontado pela polícia como suspeito de ter cometido o crime dentro da Creche Escola Menino Jesus, na noite de domingo (6). "Justiça é a única coisa que queremos. O que ele fez com minha avó não se faz nem com um inimigo. Quero que ele pague por cada gota de sangue que ela derramou, cada dor que ele fez ela sofrer antes de morrer, cada lágrima que a gente está chorando agora", disse a neta de Amélia.
Para ela, que chegou a conviver com o suspeito, a ficha não caiu completamente. "Eu acordei achando que era pesadelo, mas não, é real", lamentou. Segurando uma foto de Eric, a estudante disse que a perda da avó é uma dor sem remédio. Grávida de oito meses, a funcionária da creche Maristela Silva Santos, 32, não quis perder a oportunidade de se despedir de Maria Amélia, a quem considerava sua "mãe do coração".
PF combate venda de armas ilegais; Operação Hefestus é deflagrada em Salvador, Feira e Serrinha
A Polícia Federal deflagra na manhã desta terça-feira (8) a Operação Hefestus, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que vende armas de armas de fogo ilegalmente na Bahia. Sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Feira de Santana e Serrinha.
A investigação aponta que o grupo fraudava processos administrativos de aquisição e registro de armas de fogo da própria Polícia Federal. A organização contava com o auxílio de uma loja de armas legal, além de despachantes, instrutores de tiro e até mesmo servidores públicos. Um deles é integrante da própria Polícia Federal, conforme a investigação.
A loja de armas, sediada em Feira de Santana, vendeu, em um um ano, mais de 50 armas de fogo sem autorização da Polícia Federal. Durante as investigações, a PF recuperou sete pistolas vendidas ilegalmente para os beneficiários do esquema na Bahia. Os demais detentores das armas adquiridas irregularmente já foram identificados, o que deve levar à recuperação dos produtos, de acordo com a polícia.
Os envolvidos responderão por crimes, como integrar organização criminosa, comércio ilegal de arma de fogo, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, inserção de dados falsos em sistemas de informações e falsidade ideológica. As penas dos crimes, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de prisão.
Também foi determinada pela Justiça Federal a suspensão do exercício da função pública dos servidores públicos envolvidos no esquema e das atividades econômicas da loja. Um instrutor de tiro que fornecia comprovantes falsos de capacidade técnica para manuseio de arma de fogo para pessoas que não realizavam os testes necessários também teve a atividade suspensa.
Fonte: G1, com imagem divulgação.
A investigação aponta que o grupo fraudava processos administrativos de aquisição e registro de armas de fogo da própria Polícia Federal. A organização contava com o auxílio de uma loja de armas legal, além de despachantes, instrutores de tiro e até mesmo servidores públicos. Um deles é integrante da própria Polícia Federal, conforme a investigação.
A loja de armas, sediada em Feira de Santana, vendeu, em um um ano, mais de 50 armas de fogo sem autorização da Polícia Federal. Durante as investigações, a PF recuperou sete pistolas vendidas ilegalmente para os beneficiários do esquema na Bahia. Os demais detentores das armas adquiridas irregularmente já foram identificados, o que deve levar à recuperação dos produtos, de acordo com a polícia.
Os envolvidos responderão por crimes, como integrar organização criminosa, comércio ilegal de arma de fogo, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, inserção de dados falsos em sistemas de informações e falsidade ideológica. As penas dos crimes, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de prisão.
Também foi determinada pela Justiça Federal a suspensão do exercício da função pública dos servidores públicos envolvidos no esquema e das atividades econômicas da loja. Um instrutor de tiro que fornecia comprovantes falsos de capacidade técnica para manuseio de arma de fogo para pessoas que não realizavam os testes necessários também teve a atividade suspensa.
Fonte: G1, com imagem divulgação.
Bahia
09 de Nov // Correio da Bahia | Bahia
A partir desta semana, nove rios que ficam entre Salvador, Simões Filho e Alagoinhas irão receber um monitoramento especial, para medir a qualidade de suas águas. A ação faz parte do projeto Observando os Rios, da ong SOS Mata Atlântica, com o apoio da Ypê.
“A proposta é, através de voluntários, monitorar os rios todo mês. Em cada estado temos 10 grupos de monitoramento que recebem um kit com os materiais necessários para a análise das águas”, explicou a educadora ambiental da ong, Patrícia Feneti. Os dados colhidos nos monitoramento dos rios são disponibilizados no portal www.sosma.org.br.
Em Salvador, cerca de 70 voluntários compareceram a capacitação que ocorreu na tarde da última segunda-feira (07), e que abriu as atividades do projeto na capital. Lá foram escolhidos os rios Lucaia, Jaguaribe, Pituaçu, Camarajipe e Rio das Pedras para serem monitorados em Salvador.
Política
09 de Nov // Bocão News | Política
Mesmo fora da Presidência da República, a petista Dilma Rousseff é citada em placas de obras inauguradas pelo governo Rui Costa como presidente. De acordo com publicação do jornal Folha de S. Paulo, no último sábado (5), em Caetité, no sudoeste baiano, o governador inaugurou obras feitas em parceria com o governo federal e na placa oficial constava o nome da ex-dirigente.
Em uma das placas, de inauguração de uma adutora, foi registrado "obra construída no governo Dilma Rousseff". Apenas abaixo desta inscrição é citado que o presidente atual é Michel Temer. Em outra placa, é dito que a obra foi "iniciada no governo Dilma Rousseff", trazendo logo abaixo que Michel Temer é o presidente da República.
Segundo o diário paulista, a homenagem à petista gerou desconforto entre os assessores de Temer. Os auxiliares do peemedebista consideraram uma descortesia do governador baiano colocar o nome de Temer depois do da ex-presidente Dilma. Procurado pela reportagem, o governo baiano afirmou que as placas oficiais fazem referência a Dilma porque "ela era presidente na época em que a obra foi executada".
0 Comentários