O governador Rui Costa voltou a afirmar nesta sexta-feira (6), em visita a Feira de Santana, que por enquanto não irá reajustar os salários dos servidores públicos. Segundo ele, a Bahia está passando por um momento econômico complicado, e o governo terá dificuldades em fechar as contas deste ano, devido à baixa arrecadação do estado. A afirmação foi feita durante a solenidade de entrega de mais de 500 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Asa Branca, e assinatura do contrato para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do município.
“Nós estamos passando por um momento fiscal muito difícil no Brasil. Dez estados já atrasaram os salários esse ano e eu estou num esforço grande para conseguir pagar o 13º salário. Então neste momento, nós não podemos falar de reajuste”, afirmou o governador do estado.
Em entrevista ao Acorda Cidade, Rui Costa salientou que a proposta de aumento para os servidores só será discutida caso em 2016 haja o crescimento da arrecadação. “Se não recuperar e continuar no mesmo padrão de 2015, nem que eu quisesse, nem se eu tivesse o dinheiro, eu ia poder, porque eu já devo fechar o ano estourando o índice de pessoal, que deve passar o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Portanto, eu estarei impedido de fazer reajuste ou pagamento de hora extra”, declarou.
Rui Costa informou que o perfil de endividamento da Bahia é um dos melhores do Brasil, por outro lado a arrecadação é pequena diante das necessidades. “Das 27 unidades federativas do Brasil, a Bahia é o 24º em arrecadação per capita, ou seja, toda a arrecadação do estado dividida pelos 15 milhões de baianos. Então a Bahia fica lá embaixo comparada com outros estados. Nós precisamos elevar a arrecadação, trazer mais empregos, mais empreendimentos para aqui, melhorar o perfil”, destacou.
Novo hospital de Feira
Questionado sobre quando deverão ser iniciadas as obras para o novo hospital regional de Feira de Santana, o governador disse que devido à queda acentuada da arrecadação dos impostos, está buscando recursos junto ao Banco Mundial.
“Eu abri uma negociação com o Banco Mundial, porque nós temos um contrato assinado de financiamento para vários hospitais e várias clínicas de saúde na Bahia. Como houve um crescimento do dólar - quando a gente assinou, 1 real valia 2 dólares e hoje está valendo quase 4 - vai ter uma sobra de recursos e eu pedi autorização ao banco para construir o hospital de Feira”, afirmou Rui Costa.
No entanto, para dar início ao empreendimento, será necessário cumprir outras obras que fazem parte do contrato, que é o hospital metropolitano e policlínicas. “Em seguida, em ato contínuo, nós vamos buscar autorização do banco para que já em 2016 eu consiga dar ordem de serviço para o Hospital de Feira de Santana, que será ao lado do Hospital da Criança, como também uma grande policlínica que possa atender a toda a população de Feira e também os municípios do entorno”, completou.
Jovem é assassinado com vários tiros no São João.
O jovem Milano Oliveira Moura, 21 anos, que residia na Rua Japão no bairro Caseb em Feira de Santana foi assassinado com vários tiros, na noite desta sexta-feira (6), por volta das 19 horas, quando transitava com sua motocicleta no bairro São João (Antigo Campo do Gado).Segundo informações, Milano pilotava sua moto, pela rua Juarez Távora no São João, quando foi surpreendido por dois homens que estavam montados numa motocicleta de dados ignorados. O carona sacou a arma da cintura e efetuou os disparos acertando, cabeça, os braços e tórax. Milano não resistiu e morreu no local, enquanto os assassinos fugiram tomando rumo ignorado.
Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), sob o comando do delegado José Geraldo, compareceram ao local do crime, onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações.
PM frustra assalto a banco em Antonio Cardoso
Na madrugada desta sexta-feira (6), bandidos tentaram assaltar a agência do Bradesco, na cidade de Antônio Cardoso, mas tiveram que fugir com a chegada da polícia. Segundo informações, por volta das 3h30, a Polícia Militar foi informada da chegada de uma quadrilha composta com cerca de dez homens na cidade.
A guarnição do Tático Móvel da 57ª CIPM /Santo Estêvão, contando com o apoio de viaturas da Rondesp Leste/Feira e a guarnição de Antônio Cardoso foram averiguar a denúncia, e na entrada da cidade os militares se depararam com "miguelitos", artifício utilizado para furar os pneus das viaturas. Os policiais conseguiram chegar à praça principal da cidade e os bandidos fugiram a notar a presença da PM.
Uma das viaturas ainda teve um dos pneus furados, mas logo foi feita a troca e continuou na diligência. Os criminosos chegaram a arrombar uma grade e a porta de vidro da agência, mas não conseguiram efetuar o assalto. Os policiais permanecem em diligências na região. PREFEITURA TENTA DERRUBAR LIMINAR QUE PERMITE COBRANÇA DE ESTACIONAMENTO NO SHOPPING
O Governo Municipal de Feira de Santana ainda não deu “ganho de causa” ao Boulevard Shopping sobre a cobrança de estacionamento. Na última quinta-feira (29), a Procuradoria Geral do Município ingressou com recurso no Tribunal de Justiça da Bahia, para tentar derrubar a liminar que suspendeu os efeitos da Lei 3.575/2015, sancionada pelo prefeito José Ronaldo no mês passado. O objetivo, segundo o procurador Cleudson Santos, é retomar os efeitos da lei, que prevê, dentre outras medidas, isenção de cobrança de estacionamento por até três horas de permanência no shopping. O tempo atual de isenção, segundo as regras do estabelecimento comercial, é de apenas 15 minutos.
Blog Central de Polícia, com informações do Guardião do Povo e fotos da P
0 Comentários