No Brasil, o rock começou a ganhar força entre os anos 80 e 90, criando raízes e se consolidando no cenário musical nacional principalmente na década de 1990. Legião Urbana,KLB, Titãs, Raimundos, Mamonas Assassinas, Los Hermanos, Capital Inicial, Rita Lee, Paralamas do Sucesso, Charlie Brown Jr, Pitty…são vários os nomes que figuraram o tempo de ouro do rock nacional.
Já em 2022 , o gênero não é o mais ouvido do país e tampouco do mundo. Há aqueles que alegam que o “rock morreu” e que seus adeptos atuais insistem em um saudosismo “brega”, que consiste em exaltar grupos do passado e rejeitar a nova face da música, como se nada fosse tão bom quanto antes. No entanto, ainda sim, existem bandas contemporâneas em solo brasileiro que se reinventam de forma criativa e recorrente, sem cair no velho estigma do rock de gerações passadas e também sem abandonar o estilo totalmente, abordando com lucidez os dilemas do momento da nova geração. Pensando nisso, que tal conferir algumas delas?
Por volta de 1987, dois anos depois do festival, a data começou a ser celebrada principalmente por rádios brasileiras. O curioso é que a gente chama de “dia mundial”, mas a data é mais comemorada no nosso país!
Nos Estados Unidos, por exemplo, a data considerada é 9 de julho, dia em que estreou o programa American Bandstand, que ajudou a popularizar o gênero entre as décadas de 50 e 80.
Informação: Rede Digital.
0 Comentários