Covid-19; Sesab confirma 290 casos em todo Estado BA
A Bahia registrou na tarde desta sexta-feira (3) a sexta morte de uma pessoa com diagnóstico positivo para coronavírus. O paciente era um homem de 80 anos, com doença cardíaca preexistente, residente de Utinga, município do centro sul baiano, localizado na região da Chapada Diamantina.
O óbito do idoso era considerado suspeito e, após investigação, foi confirmada a causa da morte por Covid-19. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). De acordo com a Sesab, o número de casos confirmados na Bahia subiu de 282 para 290. Um dos pacientes é um bebê de seis meses. Não há detalhes sobre o município onde ele mora.
As cinco primeiras mortes de pacientes com coronavírus confirmadas pela Sesab ocorreram na capital baiana. A primeira delas foi notificada no último domingo (29). Era um homem de 74 anos, residente em Salvador, que estava internado no Hospital da Bahia, com outras doenças associadas. Ele era hipertenso, ex-fumante, dislipidêmico (com índice alto de gordura no sangue) e com sinais radiológicos de enfisema pulmonar.
Os casos confirmados estão distribuídos em 35 municípios do estado. A cidade Utinga registrou o primeiro caso da doença, o idoso que foi diagnosticado após morrer. Itabuna, Itororó, Prado, Teixeira de Freitas e Salvador tiveram aumento no número de casos, com maior proporção para a capital baiana, que passou de 167 para 183.
Os municípios com casos positivos são estes: Alagoinhas (3); Barra do Rocha (1); Barreiras (1); Barra (1); Belmonte (1); Brumado (5); Camaçari (4); Canarana (1); Candeias (1); Coaraci (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Dias D’Ávila (1); Feira de Santana (20); Ilhéus (8); Ipiaú (1); Itabuna (5); Itagibá (1); Itajuípe (3); Itamaraju (1); Itororó (4); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (11); Medeiros Neto (1); Nova Soure (1); Pojuca (1); Porto Seguro (10); Prado (4); Salvador (183, sendo três importados); Santa Cruz Cabrália (2); São Domingos (1); Teixeira de Freitas (4); Vitória da Conquista (1); Utinga (1). Um caso notificado em Lauro de Freitas é de uma pessoa residente no estado do Rio de Janeiro. Um caso de Feira de Santana é de uma pessoa residente do estado de São Paulo. Assim como outro caso notificado em Feira de Santana é do estado do Piauí.
Fonte: Sesab BA.
O Governador Rui Costa voltou a criticar, o Governo Federal
O governador Rui Costa voltou a criticar os posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro, que tem insistindo na tese de isolamento vertical e reabertura de comércio no Brasil durante o surto da Covid-19. Para Rui, Bolsonaro é o único líder do mundo que defende o fim da quarenta. “É uma absoluta falta de respeito com a vida humana”, disse em entrevista ao programa Que Venha ao Povo, da Aratu. O governador defendeu medidas equilibradas para lidar com a Covid-19. “Por isso a Bahia foi tomando medidas gradativas e seletivas. Fizemos decretos gradativos [de isolamento]. Não precisa ser 8 nem 80”, argumentou o petista citando também a preocupação com a crise econômica que deve suceder o período de isolamento. O petista foi bastante criticado por prefeitos aliados ao defender um afrouxamento da quarentena no interior, com abertura de feiras e comércio em municípios sem casos registrados de covid. (BN)...INFOR.
Prefeito de Feira de Santana é acusado de fechar contratos milionários com empresa de saúde em troca de favores políticos
O vereador de Feira de Santana Roberto Tourinho (PSB) está acusando o prefeito Colbert Martins (MDB) de utilizar contratos milionários com empresas médicas para uso político. Ele denuncia que os “valores estratosféricos” pagos pela gestão municipal, via cooperativas, são distribuídos para lideranças políticas, candidatos a vereadores que foram derrotados nas eleições e cabos eleitorais com o objetivo de torná-los aliados.
A prefeitura firmou um novo contrato e realizou aditivo de outros dois que mantêm com a Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Mutuípe, para serviços na área de saúde no município que somam mais de R$ 45 milhões.
“A nossa preocupação é porque ainda está na memória do povo de Feira de Santana o que aconteceu no dia 18 de dezembro de 2019, quando dez pessoas foram presas em uma operação envolvendo a prefeitura de Feira e a Coofsaúde. Foi apurado que essa cooperativa desviou R$ 100 milhões do município entre 2009 e 2018. Agora, estamos vendo novos contratos milionários entre a prefeitura de Feira e a Associação de Mutuípe para a contratação de médicos e enfermeiros para prestarem serviços à Secretaria Municipal de Saúde e à Fundação Hospitalar”, lembrou Tourinho.
Ele aponta que há pessoas cujos nomes estão na lista de contratados, mas nunca trabalharam nenhum dia para a prefeitura. O vereador também colocou no hall de envolvidos o ex-prefeito José Ronaldo, que teria participado do esquema quando estava na gestão municipal.
Tourinho foi autor do pedido de uma CPI, na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, para apurar os contratos da prefeitura com cooperativas de saúde, mas não conseguiu os votos necessários para a abertura. “É uma relação promíscua que utiliza o dinheiro público”, finaliza.
Fonte: News informação.
Motoboy Solitário diz ser perseguido por vereador
Após nota divulgado no site Rota da Informação dando conta de que um vereador havia prestado queixa por difamação e calunia conta o Motoboy Solitário- Bia, que ele entrou em contato com o site.
TV Feira Show entrevistou o Vereador.
Segundo Motoboy, ele é perseguido pelo vereador “Não sei porque ele me persegue, a turma vive escrachando ele e nada faz, no meu caso já prestou duas queixas contra mim, uma em 2019 e outra agora em 2020, estou esperando chegar as intimações que vou tirar fotos e postar ‘estou sendo perseguido pelo vereador’, ele é um homem publico é ele quem está mim perseguindo usando do poder, de sua condição econômica para me persegui, tudo numa tentativa de me intimidar”, disse Motoboy alegando que tudo que é postado nas redes sociais que o edil atribui a ele e “não é”.
Fonte: Rota da informação.
0 Comentários