https://zeno.fm/radio-sertao-digital/ Garimpo na Bahia tem dez pontos de extrações ilegais de pedras preciosas / Submetralhadora de fabricação americana é apreendida na Mata Escura / ‘As centrais estão unidas nas manifestações’,/Giro de Notícias

GENERO INFORMATIVO

GENERO INFORMATIVO
FEIRA DE SANTANA-BA

Garimpo na Bahia tem dez pontos de extrações ilegais de pedras preciosas / Submetralhadora de fabricação americana é apreendida na Mata Escura / ‘As centrais estão unidas nas manifestações’,/Giro de Notícias

TV FEIRA SHOW

Garimpo na Bahia tem dez pontos de extrações ilegais de pedras preciosas   


O sonho de fica rico no garimpo tem seus dias contados

Imagem relacionada
Dez pontos de extração de ametista na mina encontrada no povoado de Quixaba, zona rural de Sento Sé, no Vale do São Francisco, foram considerados ilegais pelo Departamento Nacional de Produção Mineral. Estima-se que existam 30 mil deles. O órgão, que é responsável por fiscalizar o exercício das atividades de mineração em todo o país, constatou irregularidades nas atividades.
Imagem relacionada
De R$ 500,00 á 3,000,valores atualizados.
Foto Google.

Cerca de 4 mil garimpeiros trabalham na região desde que jazidas foram descobertas por um morador da cidade. O DNPM esteve no local no último dia 19, autuando os trabalhadores que estavam extraindo a pedra roxa sem equipamentos de segurança e em jazidas que não contavam com proteções que evitassem possíveis desmoronamentos.
Resultado de imagem para Dez pontos de extração de ametista na mina encontrada no povoado de Quixaba, zona rural de Sento Sé, no Vale do São Francisco
O órgão, com a ajuda do Ibama, apresentou aos trabalhadores autuados um termo, em que os garimpeiros se comprometeram a trabalhar dentro das normas exigidas. Apenas 40 pontos são considerados legais dos 50 vistoriados. Após constatada as irregularidades, os trabalhadores deverão encerrar as atividades e trabalhar na construção de proteções das minas.
 Resultado de imagem para Dez pontos de extração de ametista na mina encontrada no povoado de Quixaba, zona rural de Sento Sé, no Vale do São Francisco
"A nossa intenção não é de acabar com a atividade, pelo contrário, queremos que esses trabalhadores fiquem em alerta para o risco de morte que eles estão correndo. Estamos dando a chance para que eles entrem dentro da legalidade e continuem exercendo a extração", afirmou o superintendente do departamento, Raimundo Sobreira Filho.

De acordo com Sobreira, o órgão vai disponibilizar uma área de aproximadamente 200 hectares para exploração das atividades. Desde que as jazidas foram descobertas, nenhuma empresa de mineração se instalou na cidade.

"Fizemos um estudo sobre possíveis áreas com grande potencial de extração e vamos disponibilizar para os garimpeiros que estiverem dentro das normas. Esse local é bem maior do que a área atual onde está acontecendo as atividades que é de 20 hectares", explica ele. 

Submetralhadora de fabricação americana é apreendida na Mata Escura

Resultado de imagem para Submetralhadora de fabricação americana é apreendida na Mata Escura

Cid Bruno da Silva Freitas Souza e Luciano da Silva Mota, ambos com 20 anos, foram presos com uma submetralhadora 9 mm, nesta terça-feira (27). A arma é de fabricação norte-americana e de uso restrito das Forças Armadas. Eles estavam na comunidade da Rocinha, em Mata Escura, quando foram flagrados e presos por policiais militares.

Segundo a Polícia Civil, os dois são suspeitos de envolvimento no assassinato de Anderson Brandão de Oliveira, 21, e na tentativa de homicídio contra Breno dos Santos Conceição, 20, também em Mata Escura. Os dois crimes aconteceram no mesmo dia em que os dois foram presos com a submetralhadora e teriam sido motivados por disputas pelo tráfico de drogas.

Cid e Luciano foram presos por policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 48ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Sussuarana). Com eles, a polícia afirma ter encontrado, além da submetralhadora, um carregador com oito munições de calibre 9 mm. Os dois homens presos foram autuados por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação para o tráfico.

Logo após a prisão, Cid e Luciano foram encaminhados para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foram ouvidos e transferidos depois para o Complexo Policial da Baixa do Fiscal. O material apreendido foi encaminhado para perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Homem preso suspeito de matar enfermeira em Alagoinhas muda versão para polícia

Um dos dois homens presos suspeitos de matar a enfermeira Rosângela Gomes Costa, de 35 anos, em abril deste ano, na cidade de Alagoinhas, distante 110 km de Salvador, mudou a versão do depoimento dele para a polícia e disse que ele e o comparsa foram contratados para cometer o crime.

Inicialmente, segundo a Polícia Civil, o homem, identificado como Edvan Alves dos Santos, de 28 anos, havia afirmado que matou a vítima para roubar os pertences dela. A informação foi passada ao G1 pela delegada Lélia Maria Raimundi, coordenadora da Polícia Civil em Alagoinhas, nesta última quinta-feira (29).

Segundo a delegada, apesar de indicar a participação de outra pessoa no crime, o nome do mandante não foi revelado pelo homem. Também não há informações sobre quanto ele iria receber pela ação. Ainda de acordo com a delegada, com a nova versão da história, o crime deixou de ser tratado como latrocínio, que é o roubo seguido de morte, para ser feminicídio, termo que define o homicídio no qual a vítima é morta por ser mulher.

Além disso, a prisão temporária dos dois suspeitos foi convertida em prisão preventiva. A enfermeira foi encontrada morta dentro da casa onde morava em Alagoinhas, no dia 21 de abril. De acordo com a polícia, Rosângela Gomes Costa, que também era professora universitária, foi achada amarrada na cama e com marcas de golpes de faca. Durante o velório dela, amigos e familiares protestaram contra o crime.

Edvan Alves dos Santos foi o primeiro suspeito a ser preso pelo crime. A prisão ocorreu no dia 29 de abril. Segundo a polícia, ele já havia realizado serviços para a vítima. Ele foi identificado após o celular da enfermeira ser apreendido com um receptador, que comprou o aparelho na mão dele.

O outro suspeito preso foi encontrado pela polícia no dia 10 de maio. Conforme a polícia, ele estava escondido em uma casa da cidade onde ocorreu o crime, mas foi denunciado. A polícia informou que o homem nega que tenha participado do crime. A identidade dele não foi divulgada. G1



Veículo é encontrado na zona rural de Santo Estevão com corpo carbonizado


Em Santo Estevão foi  localizado  na manhã desta quinta-feira (29),

Um carro carbonizado em uma estrada vicinal da comunidade de Pedra Branca, zona rural daquele município.


Segundo os políciais, por volta das 19h40 de ontem, moradores daquela comunidade avistaram o veículo pegando fogo. Os agentes da Delegacia Territorial foram acionados e encontraram o Fiat Palio, placa JSQ-8488, licença de Feira de Santana, completamente destruído pelo fogo.
Ainda de acordo com a polícia, um corpo foi encontrado carbonizado no porta-malas do veículo. O delegado Marcelo Neves, esteve no local e encaminhou o cadáver para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.
Informações blog Central de Polícia.
Violência

Adolescente é apreendido por abusar de garoto de 7 anos em Lajedão, sul da Bahia











Um adolescente de 16 anos foi apreendido suspeito de abusar sexualmente de um garoto de 7, na quarta (28), em Lajedão, cidade localizada no extremo sul da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito é vizinho da vítima e confessou o crime. Segundo a polícia, o adolescente passou na casa do garoto e o chamou para colher tangerinas, na zona rural do município.

Ao chegar no local, conforme a polícia, o suspeito cometeu o abuso. Após o crime, o adolescente e a vítima voltaram para casa. Conforme a polícia, ao chegar em casa, a criança contou a situação para a avó. A família do garoto procurou o Conselho Tutelar da cidade para denunciar o crime. O conselho acionou a Polícia Militar, que foi até a casa onde o adolescente mora e o apreendeu.

O suspeito foi levado para a Delegacia de Teixeira de Freitas, onde o crime foi registrado. De acordo com a polícia, após prestar depoimento, o jovem foi levado para a carceragem da unidade policial, onde passou a noite. O suspeito será encaminhado para o Ministério Público, que irá definir as medidas socioeducativas que ele deverá cumprir. A criança está sob acompanhamento do Conselho Tutelar e fará exame de corpo de delito no DPT da cidade.

‘As centrais estão unidas nas manifestações’, garante presidente da Força Sindical

'Centrais estão unidas fazendo manifestações', garante presidente da Força Sindical
Ao contrário das informações divulgadas no início da semana sobre divergências entre as centrais sindicais acerca do ato desta sexta-feira (30), não há rachaduras entre os movimentos de trabalhadores. A garantia é do presidente da Força Sindical Bahia, Emerson Gomes.
 “Todas as centrais estão unidas no Brasil todo fazendo manifestações, greves contra reformas promovidas pelo Congresso Nacional e o governo Temer”, afirmou o sindicalista. A greve geral desta sexta é um ato contra as reformas trabalhista e da previdência, e pede também a saída do presidente Michel Temer do poder.
 “Desde o início a gente sabia que seria muito difícil pra classe trabalhadora. Temos um Congresso Nacional que infelizmente é composto de empresários ou deputados ligados ao setor empresarial. Seria difícil para a classe trabalhadora fazer esse embate. (...) Por isso temos ocupado a rua nos últimos meses, para colocar pra sociedade que precisamos nos manifestar, para que aqueles que estão no Congresso possam votar naquilo que é da vontade do povo”, incentivou Gomes.
 O sindicalista ainda criticou a atuação do patronato, que utiliza “métodos antidemocráticos” para ameçar os trabalhadores e impedir que eles participem das manifestações e greves. “Os trabalhadores são obrigados a irem ao local de trabalho. Uma parte com medo e temor, ainda mais num momento desse de desemprego, eles buscam manter seu emprego”, observou.
 Apesar disso, Gomes ponderou que os trabalhadores são conscientes, porque todas as pesquisas têm dado que a sociedade brasileira e trabalhadores não aceitam as reformas propostas, segundo informações do Bahia Notícias

Postar um comentário

0 Comentários